Chegou a hora de ver o seu bebê! Entrar em trabalho de parto é um misto de expectativa, alegria e ansiedade. Muitas mulheres ainda temem a dor do parto, o que pode ser neutralizado com o uso de anestesia. “A mulher pode pedir a medicação em qualquer etapa do processo”, tranquiliza Ana Cristina Duarte, obstetra do GAMA (Grupo de Apoio à Maternidade Ativa), em São Paulo.
Segundo ela, o trabalho de parto começa quando a mulher percebe que as contrações estão ritmadas. “Não há um intervalo de tempo preciso, mas, em geral, variam entre três e cinco minutos”, afirma a especialista. Fique atenta: a partir da 20ª semana, o corpo começa a realizar contrações leves, apenas como um ensaio para o parto.
Se as dores começam a ficar mais intensas e fortes e com intervalos regulares, é hora de seguir o plano do seu parto. Ligue para o seu médico e comece a se preparar! É possível dividir o parto em três estágios:
Primeiro estágio: pode levar de três a 24 horas. A dilatação do canal vaginal já está acontecendo e o útero começa a se contrair (o que causa a dor). Quanto mais lenta for a evolução, mais suave é o parto. “Se for muito rápido, a dor é mais intensa e a mãe sofre mais”, diz Ana Cristina Duarte.
Segundo estágio: Aqui começa o parto propriamente dito. A mãe precisa fazer força para colocar o bebê para fora; isso leva entre uma e três horas. “O médico está sempre monitorando o coração do bebê e garantir que não haja sofrimento para ele”, explica a obstetra.
Terceiro estágio: a essa altura, o bebê já nasceu. Agora, o útero se contrai de forma involuntária para expulsar a placenta.
Depois de tudo, é hora de descansar e curtir o bebê com tranquilidade.
FONTE:MSN.COM
Nenhum comentário:
Postar um comentário