domingo, 2 de setembro de 2012

O NORDESTE TURISTICO E CULTURAL

A partir dessa edição iremos relizar matérias sobre o turismo e a cultura de importantes cidades da região Nordeste O NORDESTE TURISTICO E CULTURAL, onde teremos informações, fotos e muito mais. Para começar iremos falar um pouco sobre Brejo da Madre de Deus, uma cidade do interior de Pernambuco que é conhecida no mundo inteiro, você vai ver porque.
Conhecida por sediar a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém maior teatro ao ar livre do mundo, a cidade de Brejo da Madre de Deus, tem muitas atrações turísticas e merece ser conhecida mais a fundo, muito além do espetáculo da Paixão de Cristo. Localizado no Planalto da Borborema, na microrregião do Vale do Ipojuca no agreste, a 200Km do Recife e a 66Km de Caruaru, o município possui 44.091 habitantes, de acordo com o Censo IBGE 2010.
Brejo da Madre de Deus já foi cenário cinematográfico. “Terra sem Deus”, de 1963, “Riacho de Sangue”, de 1966, “A Vingança dos 12”, de 1970, e “A Noite do Espantalho”, de 1974, com participação e trilha de Alceu Valença, além da primeira versão do "Alto da Compadecida", foram algumas produções rodadas na cidade. O cantor e compositor pernambucano Lenine também escolheu Brejo para gravar o clipe da música Leão do Norte.

TURISMO DE AVENTURA - O relevo de Brejo proporciona a prática de rapel, técnica de descida com o auxílio de cordas. A atividade utiliza-se dos procedimentos do alpinismo e pode ser praticada em paredões e outros tipos de edificações. Além do rapel, Brejo também é propício às trilhas, ao cascading e à escalada. O município também conta com Sítios Arqueológicos, inscrições rupestres, um cemitério arqueológico na Furna do Estrago, a misteriosa Torre de Pedra, as cachoeiras de Sobradinho e Arara, e a Mata do Bitury, único remanescente da mata atlântica na região.

Foto: Klary Medeiros

GIGANTES DE PEDRA - No distrito de Fazenda Nova fica o Parque das Esculturas Monumentais Nilo Coelho. O parque foi concebido por Plínio Pacheco e construído pela Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur), na década de 1980. São 36 esculturas gigantes espalhadas em uma área de 60 hectares, divididas em nove setores e com reservas de caatinga rica em fauna e flora.

Foto: Divulgação

PATRIMÔNIO - No centro do Brejo da Madre de Deus, é indispensável conhecer o casario colonial, com suas fachadas em azulejos portugueses do final do século XVIII e início do século XIX e suas pinhas em louça. A Igreja de Nossa Senhora do Bom Conselho é ornamentada com vistosas e centenárias palmeiras imperiais. Outro monumento histórico é a Matriz de São José, erguida em homenagem ao padroeiro da cidade, em 1792.
O artista francês Luiz de Vauthier, arquiteto e autor dos projetos do Teatro Santa Isabel e Mercado de São José, deixou sua marca no Brejo, planejando a casa da câmara e cadeia, em 1845. O prédio onde funciona o museu histórico é um casarão do século XIX, com as paredes externas revestidas em azulejos portugueses, abrigando peças pessoais de personagens da história do Brejo.
Foto: Divulgação

PAIXÃO DE CRISTO - Todos os anos, durante a Semana Santa, é realizado no distrito de Fazenda Nova o popular espetáculo da Paixão de Cristo, com participação de cerca de 500 pessoas, entre atores e figurantes. O espetáculo recebe um público de 200 mil pessoas por ano. Os cenários representam a cidade de Jerusalém nos tempos em que viveu Jesus. O projeto do teatro foi idealizado e construído por Plínio Pacheco, autor da peça. São mais de 40 anos de um espetáculo bem sucedido e renovado à cada temporada.
Foto: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário