domingo, 4 de novembro de 2012

RECORDANDO

Miss Brasil 1980 - A Consagração de Eveline Schroeter

Eveline Schroeter Miss Macaé 1980 eleita Miss Estado do Rio de Janeiro
O ano de 1980 foi marcado pelo início de uma nova era no Brasil, já que a Ditadura Militar estava praticamente ausente em sua hierarquia de poder no país, e os brasileiros vibravam de otimismo e esperança de dias melhores, já que sofreram por duas décadas anteriores sob o regime da ditadura.
E a terrível peste moderna da AIDS, ainda não tinha sido divulgada, passou a ser em 1981.
Nesse contexto, o concurso de Miss Brasil tinha tudo para ser belo, mas infelizmente isso não foi tão completo, pois a falta de interesse do público em assistir tais desfiles estava iniciando. Colaborando para isso, o mesmo formato da década de 1950, - mas precisamente em 1958 quando a modelo carioca Adalgisa Colombo (representante do Rio de Janeiro, o antigo distrito federal) era eleita a mais bela brasileira num certame realizado pela primeira vez em um ginásio de esportes (maracãnazinho), e tendo então uma longa passarela de desfile - estava deixando a desejar.
Entre 1973 à 1980, o Ginásio dos Esportes Presidente Médici, de Brasília, foi o alvo do certame, mas em 1980 ele não estava lotado, já que o povo brasileiro estava agoniado pelo formato antigo do concurso, que estava começando a ficar ultrapassado.
Deixando de lado essas características atípicas da passarela, a eleita nesse ano foi uma jovem de 18 anos, estudante de Comunicação Social (Graduação em Jornalismo), Eveline Schroeter.


Durante o concurso, Eveline brilhou em todas as três etapas (Desfiles de Traje de Gala/Traje Típico/Traje de Banho). As torcidas mais eufóricas eram as das candidatas de Brasília, Goiás e Minas Gerais. Concluída as etapas, o apresentador (saudoso Paulo Max) anuncia as dez semifinalistas e elas desfilam para o júri. Depois, na final, ao ser anunciada a vitória de Eveline, muitos aplausos vinham das arquibancadas. O público presente, apesar de discordar e manifestar ruidosamente contra o 4º lugar dado à Miss Rio Grande do Sul, Adriana Zselinsky - que foi considerada pelo público brasileiro como um dos rostos mais fantásticos de todos os tempos de Misses até o presente momento, juntamente com Martha Rocha (1954), Terezinha Gonçalves Morango (1957), Ieda Maria Vargas (1963), Marilena Carriço de Oliveira Lima (1965) e Madalena Sbaraini (1977) - aprovou a escolha da fluminense. Eveline imediatamente se vê diante da emoção, e recebe o título da antecessora, Marta Jussara da Costa, do Rio Grande do Norte. Logo depois, recebe seu troféu, e as suas jóias, e faz o seu desfile para o público em uma linda cerimônia, muito emocionada, arrancando lágrimas dos mais emotivos.
A próxima tarefa era representar então o Brasil na disputa do Miss Universo 1980, na Coréia do Sul, em Seul, no Sejong Cultural Center, juntamente com 68 candidatas de vários países.
Eveline com o Traje de Banho na competicao do Miss Universo 1980

Eveline apos a vitoria nacional na companhia do saudoso ator e diretor Jece Valadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário