domingo, 29 de dezembro de 2013

PERFIL VITRINE - SAM ALVES

Infância e adolescência

Quando tinha apenas dois dias de vida, Sam foi abandonado em uma caixa de sapatos na porta de uma casa, em Fortaleza, Ceará. Com ele, um bilhete escrito com dificuldade dizia que ele havia nascido no dia 3 de junho de 1989 e tomado mingau às 13h daquele dia 5, quando Luis e Raquel Alves o encontraram. O menino havia acabado de completar quatro anos quando sua família decidiu tentar a vida nos Estados Unidos. O jovem cresceu e foi educado em Massachusetts. O pai havia virado pastor e a mãe fazia limpeza.

Aos 14 anos, sua mãe, Raquel, começou a treiná-lo para cantar na igreja, e em 2003, os dois voltaram ao Brasil para um trabalho missionário. Sam continuou aperfeiçoando-se, na Escola de Música de Brasília, e chegou a gravar um álbum independente de música gospel. Quatro anos depois, os dois voltaram para os Estados Unidos, onde seu pai, Luís, havia ficado sozinho. Logo em seguida, o casal se separou. Sam ficou com a mãe, com quem passou por algumas dificuldades financeiras para que pudesse seguir seu sonho de cantar profissionalmente. Fez parte de alguns grupos de coral em sua cidade, mas nunca chegou a deslanchar.


Em abril de 2013 Sam participou das audições às cegas da quarta temporada do The Voice USA. Ele cantou "Feeling Good", clássico na voz de Nina Simone. Os quatro técnicos, Adam LevineBlake SheltonUsher e Shakira, demonstram estar gostando, mas nenhum deles aperta o botão. Shakira, visivelmente arrependida, pediu licença aos colegas para falar em português: “Eu adorei você. Acho que você é um cantor realmente bom.

Ainda em 2013, no mês de outubro, Alves participou das audições às cegas da versão brasileira do talent show cantando "When I Was Your Man" de Bruno Mars e fez com que todos os quatro técnicos virassem a cadeira. Lulu Santos elogiou a performance: “Para mim, foi muito interessante ver a sua entrega a sua arte. Você não estava fazendo para a plateia nem para a câmera, estava fazendo para você.” Sam escolheu Cláudia Leitte como sua mentora: “Quero cantar com ela”. A música de sua audição foi disponibilizada para download digital na iTunes Store e ficou em primeiro lugar, à frente até da versão original de Bruno Mars. Na segunda fase do programa, Sam batalhou contra Marcela Bueno cantando a música "A Thousand Years" e venceu. A performance dos dois foi elogiada pela interprete original da música, Christina Perri, “Isso é tão bonito!” — disse ela.

Na fase do tira-teima Sam resolveu cantar em português. Ele interpretou a canção "Pais e Filhos" da banda Legião Urbana. Foi salvo pelo público junto com Júlia Tazzi e logo em seguida salvo pela técnica, Cláudia. Na fase seguinte cantou "Mirrors" de Justin Timberlake e foi salvo pelo público. Na semifinal, Sam cantou "Você existe em mim", canção de sua mentora Cláudia Leitte. Alves recebeu 20 pontos de sua técnica e mais 84% dos votos do público e se classificou para a final do programa. A final do programa começou com os quatro participantes cantando Não Quero Dinheiro de Tim Maia. Em sua apresentação solo Sam cantou "Hallelujah" de Leonard Cohen. Em seu dueto com sua mentora Cláudia, os dois cantaram A Camisa e o Botão. Ao final do programa Sam foi anunciado o vencedor da temporada com 43% dos votos populares dentre os mais de 29 milhões de votos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário