Miss Mundo 1971 foi o 21º. concurso anual de Miss Mundo. Aconteceu no Royal Albert Hall, em Londres, Inglaterra. Foram 56 participantes disputando a coroa vencida pela brasileira Lúcia Petterle. O Brasil conquistava então sua primeira e única coroa neste concurso.
Na época estudante de medicina especializando-se em endocrinologia, Lúcia representou o extinto estado da Guanabara no concurso de Miss Brasil e ficou em segundo lugar, conseguindo com isso a vaga para o Miss Mundo. Em Londres, derrotou 55 candidatas dos cinco continentes, numa das mais turbulentas edições deste concurso, devido aos protestos feministas ocorridos do lado de fora do Royal Albert Hall, local do evento. Manifestantes gritavam ser aquele o "mais degradante show da Terra" e entravam em confronto com a polícia. Enquanto as misses desfilavam dentro do teatro, militantes de grupos feministas radicais como o Women’s Lib, Gay Liberation Front e Young Liberals, gritavam do lado de fora "Libertem nossas irmãs!" e ativistas negros protestavam pelo fato de nunca ter havido no concurso negras representando a Inglaterra ou os Estados Unidos.
Suas primeiras declarações à imprensa depois de coroada foi: "eu pretendo viajar por quantos países puder, encontrar o máximo de pessoas e contar-lhes sobre o Brasil. O mundo precisa conhecer mais sobre o Brasil. Minha vitória é a contribuição que dou à juventude brasileira. Quero aproveitar o título para divulgar a imagem do Brasil pelo mundo, mostrando que meu país é o melhor lugar da Terra para viver. Dedico o Miss Mundo-71 a meu povo alegre e trabalhador."
A vitória de Lucia foi uma completa surpresa para as casas de apostas, que previam uma vitória fácil da Miss Inglaterra ou da Miss Estados Unidos.
DO: google
Nenhum comentário:
Postar um comentário