domingo, 30 de setembro de 2012

ARTE E CULTURA

A atriz pernambucana Geninha da Rosa Borges está percorrendo municípios do interior do estado. Ela esteve em Arcoverde, Agreste do estado, para participar de um evento de divulgação do DVD que conta a trajetória dos 70 anos de carreira dela.
Geninha da Rosa Borges já fez mais 60 peças de teatro. São 90 anos de vida e a maior parte deles dedicada a vida como atriz e diretora com mais de 20 peças dirigidas. Ao interpretar a protagonista Yerma, do poeta espanhol Frederico García Lorca, o diretor da peça, Waldemar de Oliveira, passou a direção da obra para Geninha.
Waldemar de oliveira faleceu antes do fim das apresentações e a atriz passou a ser também a diretora da peça. Foi a partir daí que ela começou a se interessar por direção, além de atuar. Para os novos atores que surgem em Pernambuco, Geninha se tornou um exemplo a ser seguido.
Geninha fez parte do do teatro de amadores de Pernambuco. Sempre teve o apoio da família e chegou até a pegar emprestado os móveis da casa dos pais para mobiliar os cenários de suas peças.
O DVD “e assim caminha a terceira idade…” foi lançado oficialmente em 21 de junho desse ano, na academia pernambucana de letras. O material homenageia os 90 anos de vida da primeira dama do teatro pernambucano, Geninha da Rosa Borges.
O início do circuito SESC foi na ultima sexta-feira (28). O projeto é de José Manoel, Geninha da rosa Borges e Pedro Oliveira. O DVD conta com uma entrevista da atriz no programa do Jô sobre a estreia do seu mais recente espetáculo, “e assim caminha a terceira idade”.


DO MAIS AB

Nenhum comentário:

Postar um comentário