O Edital Prêmio Centenário de Luiz Gonzaga 2012, promovido pela Fundação Nacional de Artes (Funarte) contemplou dois projetos de produtores culturais de Sergipe. Cada projeto receberá um prêmio no valor de R$ 35 mil. As ações propostas são voltadas para a disseminação da vida e obra do músico e compositor pernambucano Luiz Gonzaga. Se fosse vivo, o 'Rei do Baião' completaria 100 anos em dezembro.
Os dois projetos concorreram com outros 589 inscritos de todo o país e ficaram entre os 20 selecionados. Os dois contemplados em Sergipe foram: ‘Projeto Bom dia Gonzagão’, de Silvane Santos Azevedo, e o ‘Projeto Caravana Cultural Luiz Gonzaga vai à Escola’, da Associação Cultural (Ação Cultural), que também atua como Ponto de Cultura, com apoio da Secretaria do Estado da Cultura (Secult).
Zezito de Oliveira, produtor do projeto da Ação Cultural, explica que o objetivo do projeto selecionado pela Funarte é criar condições e oportunidades para adolescentes e jovens conhecer e valorizar a cultura nordestina, além de aprender sobre a vida e obra musical de Luiz Gonzaga como parte dos conteúdos curriculares.
“Esta necessidade responde à demanda solicitada em diversos espaços de reflexão e difusão da música nordestina tradicional, em especial o Fórum do Forró e o Encontro Cultural de Laranjeiras, no qual normalmente constata-se a percepção de um distanciamento cada vez maior das novas gerações em relação à valorização e fruição da cultura nordestina tradicional”, explicou Zezito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário