quinta-feira, 31 de maio de 2012

NOTICIAS DO NORDESTE

Jovens voluntários estão participando das ações do Projeto Recicla Pernambuco, em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. As atividades desempenhadas por eles ajudam na conscientização da separação do lixo.
Os voluntários foram orientados por representantes do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep). Em seguida, saíram às ruas. Esta semana, o objetivo deles é informar e orientar os moradores de Serra Talhada sobre a importância da coleta seletiva.
“Primeiro, passamos a informação do dia da coleta e depois alertamos sobre a importância da contribuição. Além disso, a cooperativa de catadores é ajudada, uma vez que eles passam a ter fonte de renda. É um trabalho organizado”, explicou Taciano Gonçalves, voluntário.
Os jovens bateram de porta em porta. A coordenadora educacional, Maria do Socorro, recebeu as orientações e disse que agora sabe o que deve fazer com o material reciclável. “Antes, eu jogava o lixo misturado. Agora, vejo a importância da separação”, disse.
Além das lições, os voluntários apresentaram aos moradores, os catadores que vão recolher os lixos nos dias determinados. Além de uma espécie de acordo, já foi feito por eles. “Ficou acertado que recolheremos o lixo às segundas e sextas-feiras. Porque, nos outros dias, é a vez da prefeitura recolher o lixo comum”, explicou José Magalhães da Silva, catador.
Todo o material recolhido pelos catadores irá para um terreno onde funciona a cooperativa. Algumas empresas da cidade e região já doam material e levam para o local. O trabalho ainda é feito ao ar livre e manualmente, mas em breve isso vai mudar. “Será construído um galpão, com toda estrutura para os catadores. Teremos, inclusive, cozinha, refeição, além de escritório. Estamos esperando também os equipamentos de trabalho e as máquinas, como prensas e mesa de triagem. A conclusão deve ser feita em 2 anos”, disse Tiburtino Carvalho, coordenador da cooperativa dos catadores.
As ações do “Recicla Pernambuco” fazem parte programação da Semana do Meio Ambiente e é uma parceira entre os Governos Federal, estadual e municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário