segunda-feira, 24 de setembro de 2012

PARA RECORDAR

Estamos na véspera do Concurso MISS BRASIL 2012, um evento que escolhe a mulher mais bonita do país e que reune as beldades estaduais que disputam o titulo com beleza, simpatia e acima de tudo muita inteligência. E para recordar aquela que foi um mito e continua sendo na história do Miss Brasil homenageamos MARTA ROCHA.
A deslumbrante Marta Rocha, Miss Bahia, Miss Brasil e Vice Miss Universo 1954, desfilando em carro aberto pelas ruas de Long Beach, California, USA, participando do concurso de Miss Universo. Marta Rocha foi e continua sendo unica, a Miss Brasil eterna, especial, e continua linda ateh hoje. Marta Rocha marcou uma epoca, foi recebida por Presidentes da Republica, a "alta sociedade" carioca, paulista e brasileira em geral, abriu as portas para receber Marta Rocha, que foi uma Miss Brasil inesquecivel. E "tudo" comecou com ela.
Maria Martha Hacker Rocha (Salvador, 19 de setembro de 1936) é uma ex-modelo brasileira, eleita em 1954 a primeira Miss Brasil.
Martha Rocha é a sétima filha do casal Álvaro Rocha e Hansa Rocha. Aos 18 anos, Martha participou do concurso Miss Bahia, venceu e logo após tornou-se Miss Brasil. Em julho de 1954, Martha chega aos Estados Unidos e pesquisas já a consideravam eleita a Miss Universo. Martha ficou em 2º lugar e diz a lenda que a perda do o título de Miss Universo para a americana Miriam Stevenson se deveu a duas polegadas a mais nos quadris. O segundo lugar deu a Miss a fama absoluta. Depois do concurso, Martha Rocha tornou-se referência nacional de beleza.

Duas polegadas

A história das duas polegadas foi uma invenção de jornalista João Martins da Revista "O Cruzeiro" do Rio de Janeiro para consolar o orgulho brasileiro. Tudo foi combinado com os demais jornalistas brasileiros que estavam em Long Beach. A própria Martha autorizou a versão, conforme consta de sua autobiografia. Segundo Martha, "nem eu soube se essa história de duas polegadas teria sido verdade mesmo".
A Miss casou-se cedo com o banqueiro português Álvaro Piano e com ele teve dois filhos Álvaro Luis e Carlos Alberto Piano. Pouco depois, seu marido sofreu um acidente de avião e Martha passou a ser viúva. Voltou ao Brasil com 23 anos e tornou a estar fortemente presente na mídia. Em 1961 casou-se com Ronaldo Xavier de Lima e teve uma filha Claudia Xavier de Lima. Residindo durante anos em majestosa cobertura dúplex na Avenida Atlântica, em Copacabana

Vida após o concurso

A partir de 1996, passou a aparecer em júris de concursos de beleza se tornando a primeira miss a cobrar cachê para tanto. Em entrevista publicada em abril de 2006 pela revista IstoÉ, Martha explicou que era uma necessidade, pois no ano anterior perdera todo o dinheiro que tinha com a falência de uma instituição financeira (a Casa Piano) comandada à época por um de seus familiares no Rio de Janeiro.
Em 2000, descobriu ser portadora de câncer de mama após assistir a uma reportagem televisiva sobre mutirões de saúde que promoviam o autoexame. A partir daí, Martha passou a ter outro estilo de vida. Nessa época, mudou-se do Rio para Volta Redonda, onde reside um de seus filhos.
Em 2004, Martha foi homenageada com uma exposição itinerante de fotos de sua trajetória como Miss Brasil. Nesse ano, o concurso chegava ao seu 50º aniversário.

DO: Clube dos Entas

Nenhum comentário:

Postar um comentário